sexta-feira, 6 de abril de 2018

Momentos de Aflição


Estávamos no ínicio de 2016, tudo parecia estar bem com ele, até que nos apercebemos que algo estava mal com um dos seus olhos. Fomos com ele de imediato ao veterinário. A única coisa que nos disse é que ele deveria ter batido com a vista em algum lado, pois estava inchada e ele coçava-se muito.
Receitou-nos umas gotas, uns comprimidos, levou uma injecção e trouxemo-lo para casa.

A medicação foi dada com cuidado e sempre a horas para evitar que a situação piorasse. Ele melhorou é certo mas não estava completamente curado. De quinze em quinze dias lá iamos com ele para o veterinário por causa do olho, para não falar da vez em que ele comeu chocolate(*) e esteve a morrer. Tudo isto porque o guloso, trepou para chegar à bancada da cozinha e roubar o chocolate que lá estava, felizmente comeu só um pouquinho senão teria sido o seu fim. Ele começou a vomitar de tal forma que corremos, de novo, para o veterinário, ficou internado cinco dias para poderem desintoxicar o seu corpo. 

Os meses foram passando,  depois do susto com o chocolate, nunca mais deixámos nada em cima da bancada. Contudo o seu olhinho não melhorava, continuava inchado e o veterinário não dizia o que ele tinha, apenas receitava gotas, dava-lhe injecções... Numa das últimas vezes que fomos àquele veterinário, receitou uns comprimidos que iam matando o Lucky, a dosagem receitada não era indicada para ele e só demos conta porque ele deixou de comer, de beber, não andava...não era o mesmo, só vomitava.

Resolvi pedir ajuda. Numa das muitas idas a Portugal, levei o Lucky para ser observado por outro veterinário. Após a consulta e os exames clinicos, caiu a bomba... O Lucky tinha cancro! Sim, cancro no olho esquerdo, tinha um Glaucoma. No caso dele, já em estado avançado e a única solução era a extração do olho. Fiquei sem chão...o meu menino...mas não havia nada a fazer, tinha de ser para o bem estar dele.

Marcámos a operação e assim foi. Após longas horas de espera (que para mim pareceram infinitas), fui buscá-lo. Assim que o vi, não consegui conter-me e as lágrimas correram pelo meu rosto. Porquê? Questionei. Porquê ele? Pobre bébé, meu menino lindo! Aí pensei que ele já tinha passado por tudo o que havia a passar, mas enganei-me!...







* Devo alertar que o chocolate é extremamente venenoso para os cães, foi uma sorte ele ter sobrevivido.


Sem comentários:

Enviar um comentário